Não se entregue

Um Projeto para ajudar!

Não se Entregue – Alan Lopes

Um projeto para ajudar!

O Projeto NÃO SE ENTREGUE é uma composição minha. A música foi composta no Ano de 2019 e gravada um ano depois, em 2020. Quando compus a música, não a fiz pensando em outra coisa além de tentar ajudar pessoas com depressão, mas a minha pergunta principal foi “como compor algo para alguém que tem depressão se não passei por isso?”, foi aí que surgiu a oportunidade. Foi  no ano de 2019 que fiz um breve curso EAD sobre Depressão cujo título era “Depressão – O que é?” A partir deste curso rezei muito e pedi a Deus para me ajudar a compor uma música para ajudar as pessoas com depressão. Pensei em tentar me colocar no lugar de alguém com depressão, mas mesmo que você tente, a dor do outro não é igual a nossa, logo não conseguimos nos colocar realmente no lugar do próximo, mas podemos pelo menos imaginar, então foi o que fiz. Continuei em oração e foi aí que Deus deixou-se falar por mim através da Caneta e do Papel. Escrevi de tal forma que eu nem sabia o que estava fazendo, mas sabia que era algo divino. Após terminar de escrever, ao ler vi que Deus estava falando através das palavras e não era só para as pessoas que sofrem deste mal, mas também para mim e sei que para muitas outras pessoas que passam por momentos de dificuldade.

No ano de 2020, em Março mais especificamente, começou aquela que seria a causa da morte de muitas pessoas, a COVID-19, nessa época iniciou-se a preocupação de muitos, pois todos estavam com medo de morrer. Países fechados, estados parados e cidades em Lockdown. Pessoas em quarentena, distanciamento social, desempregadas e o aumento de pessoas com depressão e ansiedade. Foi aí que resolvi resgatar a música que tinha feito no ano anterior e fazer um projeto. Chamei um grande amigo para conversarmos a respeito do projeto, disse-lhe que queria fazer um clipe da música e lhe mostrei. Ele gostou da ideia e começamos a mexer os “pauzinhos” para que o projeto ganhasse forma. 

Conversei com o pessoal da banda AL sobre o projeto e todos entraram na causa, o David  Edson (Produtor Musical da Equipe AL) ouviu a música e criou o solo. Fizemos uma rifa que demorou a ser vendida, mas arrecadamos o dinheiro suficiente para gravarmos duas músicas, a VENTO SANTO e a NÃO SE ENTREGUE. Convidei amigos para participar da gravação musical. Eduardo Moura, David Edson, Matheus Henrrique e Matheus Velasque. Agradeço até hoje a todos os amigos e membros da equipe AL que me ajudaram e continuam ajudando até hoje em prol da evangelização. Agradeço também ao Alan Graça, que foi o produtor musical das músicas e além disso nos ajudou muito na nossa caminhada.

Duas semanas depois da gravação da música em estúdio, fizemos uma reunião apenas com o pessoal da banda e meu amigo que entrou na causa desde o ínicio e conversamos sobre o futuro do projeto. Pensamos em como gravaríamos o clipe e quem seriam os atores para o clipe , o principal, quem iria gravar, afinal uma produtora é muito cara, e para quem está começando é difícil gravar sem ter dinheiro guardado. Mas foi aí que surgiu a idéia, no ano de 2019 eu havia conhecido um homem que fazia filmagens e tinha câmera profissional 4k (embora o 4k seja mais comum hoje em dia, ainda se fazia muitas filmagens em HD), e ele havia se oferecido para nos ajudar, entrei em contato com ele, lhe falei do projeto e logo aceitou, hoje um grande amigo Luiz Carlos Locatelli. Mas ainda faltava os atores, foi então que me lembrei de um outro amigo que era ator, Murilo Vieira, ele é filho de um ex professor meu, ambos meus amigos, fiz-lhes o convite e eles aceitaram ajudar. A causa foi ganhando forma e vida. Convidei uma amiga para atuar ao lado do Murilo, a Daniele Cristiane que também aceitou. Assim só faltava complementar os músicos que a música pedia, afinal alguns dos instrumentos foram gravados pelo Alan Graça. Fiz o convite a mais uns amigos e assim completamos a equipe.

Começamos a escrever roteiros para o Clipe, e para aqueles que me conhecem sabe que sou muito ansioso, então todos os roteiros que saiam eu já queria gravar. Mas precisávamos do roteiro perfeito, graças a ajuda da minha querida amiga Andressa Polli e meu amigo que confiou nesse projeto desde o início Tiago Junior, conseguimos o roteiro, mas antes de gravar era necessário ver se a música e o clipe coincidiam e se não era algo superficial. Mandamos a música, a letra e o roteiro à uma psicóloga para que ela fizesse essa análise, juro que a minha ansiedade à mil, pois queria saber o que ela (a psicóloga) diria. Após 5 dias recebi a resposta e fiquei contente ao saber que podíamos dar continuidade ao projeto. E foi nesse dia também que vi que Deus estava a frente, pois a psicóloga disse que o marido dela queria levar a música para a igreja, para usar no momento de oração,claro ele não o fez pois precisava da minha autorização e não queria que a música fosse ouvida por mais ninguém até o lançamento oficial.

Como eu disse o ano de 2020 foi um ano terrível, marcamos ensaios e reuniões online para decidirmos o que faríamos. Era para o clipe ter sido feito em 2020, mas adiamos, mudamos e quase deixamos de lado o projeto, pois muita coisa estava acontecendo, mas Deus falou mais alto, senti em meu coração Deus falando comigo, e foi onde encontrei forças para não desistir e respirar fundo, estava tudo pronto era só gravar. Adiamos para Janeiro de 2021, não conseguimos gravar, adiamos para Fevereiro e gravamos uma parte e iriámos gravar a outra no fim do mês, mas tivemos que adiar para o mês de Março. Fizemos todas as filmagens que faltavam no mês de Abril, cujo usamos 2 dias, um domingo e um feriado de semana.

A ideia principal era fazer um clipe mais elaborado e com mais cenas dos atores, porém devido a pandemia, tivemos que encurtar o máximo possível as cenas. A princípio queríamos gravar dentro de um espaço escolar com alguns atores, porém devido ao lock down tivemos que deixar essa ideia de lado. Optamos em fazer o mais simples. 

Na cena de bullying em que meninos empurram o ator Murilo Vieira, tivemos a participação de mais 5 meninos que gostaram muito da experiência, O Braian, Diego Prado (hoje membro da AL Produções), João Pedro, Kaike e Leonardo Lopes. A cena consiste em um menino bem vestido usando um fone ouvindo suas músicas (Murilo) passando quando de repente se depara com valentões que querem agredi-lo (Braian, Diego Prado, João Pedro, Kaike e Leonardo Lopes). O menino bem vestido passa de uma maneira pouco ligeira perto dos valentões, porém um deles o empurra fazendo-o cair da escada até o chão e ambos os valentões ficam o agredindo e o empurrando um para o outro, até que o menino consegue escapar e sair correndo para um canto onde ele chorando encostado na parede vai se agachando e aos pouco senta no chão aos prantos.

Já na cena a qual a atriz Daniele chora consiste em uma menina que sofre por não se encaixar nos padrões de beleza. A menina que sofria por se olhar no espelho e não se achar linda e a frente do espelho ela olha para seu rosto e seu corpo, após essa análise começa a chorar e remover sua maquiagem e após muito tempo de se olhar joga seus produtos de beleza para longe e deita em sua penteadeira em prantos.

Na cena da ponte, onde tudo se inicia a personagem da Daniele ameaça se jogar da ponte quando é parada pela “mão de Deus” e a menina olha para os lados para ver quem a tocava, quando se depara com a  personagem do Murilo Vieira que estava passando, pois estava triste assim como a garota. Ambos se afastam da grade de proteção da ponte e o menino estende a mão para a menina a chamando para sentarem e conversarem. Ambos contam suas histórias de o porquê se sentiam daquela forma e ambos prometeram um ao outro que se ajudariam a passar pelas dificuldades.

Próximo ao final do clipe vemos os dois personagens se despedindo com um abraço e partindo para caminhos diferentes. A cena corta e vemos o menino chegando em casa e correndo para abraçar sua mãe (Sabrina) e seu pai (Celso) que abriam a porta para lhe procurarem (simbolizando que a família é um canal de ajuda para contarmos nossos problemas e pedir ajuda, pois na nossa família encontramos carinho, amor e tudo que precisamos para nos tornarmos pessoas maravilhosas), a cena congela na família se abraçando e começamos a ver a cena da moça que entra na igreja e caminha vagarosamente até o santíssimo e ao chegar se ajoelha e ora (simbolizando que Deus é o canal mais importante para nós, pois é com ele que vencemos as nossas dificuldades, sempre se lembrando que Deus usa das pessoas, no caso do menino a família, para nos ajudar) e as cenas acabam.

As cenas dos músicos foram feitas separadamente, pois como foi realizado na época da COVID-19, precisávamos de todo o cuidado, a equipe nos bastidores estavam usando máscara e sombrinha para se protegerem do sol. Como já mencionei, convidamos algumas pessoas para tocarem juntos no clipe.

A cena da tecladista Giovana Oliveira, foi feita no soja, ao lado da capela Nossa Senhora Aparecida de Maringá (Patrimônio histórico da cidade), no final da Av. Guaiapó.

A cena do Baterista Eduardo Moura, foi realizada em frente a capela Nossa Senhora Aparecida de Maringá/PR (Patrimônio histórico da cidade), no final da Av. Guaiapó.

A cena do Baixista Everson Lopes, foi feita em uma cachoeira na cidade de Marialva/PR.

A cena do Guitarrista e backing vocal David Edson, foi realizada no trilho do trem em Maringá/PR (Próximo ao pátio de inflamáveis).

A cena do Violeiro Matheus Velasque, foi feita na praça da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória de Maringá/PR.

A cena da violinista Maria Beatriz, foi realizada no parque das grevíleas em Maringá/PR

E a minha cena foi realizada na ciclovia da Av. Advogado Horácio Raccanello Filho em Maringá/PR.

Após as gravações, eu juntamente com o Luiz Carlos Locatelli fizemos a edição do clipe durante 2 semanas, fiz as escolhas das cenas que entrariam para o clipe e o Luiz Carlos Locatelli fez as edições. Nesse momento minha ansiedade estava tão alta que me dava tontura, como se fosse labirintite, porém após ir ao médico, foi confirmado, era a minha ansiedade alta. 

Após as duas semanas de edição, eu e o Luiz Carlos nos encontramos para vermos o trabalho da edição concluído. Marcamos uma “Sessão” para todos os envolvidos no clipe assistirem de maneira vip. Todos se emocionaram com o resultado final.

O clipe foi lançado no dia 05 de Junho de 2021 as 20h00 no meu canal oficial do YouTube: Alan Lopes Official e em todos os streamings de música (Spotify, Deezer, Resso, Apple Music, Amazon Music, etc): Alan Lopes Official.

O que esse projeto me trouxe?

Muitas alegrias, ansiedade, emoções, teve dias que chorei, dias que me arrepiei. Esse projeto me trouxe coisas e sensações inacreditáveis. 

Minha reflexão para você

Não deixe que o mundo te deixe triste, não jogue sua vida fora. Deus te fez para vencer, confie nele, se entregue para Jesus e não deixe que te façam desistir, afinal, você tem um Deus incrível que te ama demais e que está do seu lado, você pode não o ver, mas quando você abre os seus olhos para Jesus você verá que ele sempre esteve, está, sempre estará ao seu lado.

Todos os envolvidos no clipe de maneira direta e indireta (em ordem alfabética)

  • Alan Graça (Produtor Musical)
  • Alan Lopes ( Cantor, Compositor, Produtor musical, Produtor cinematográfico, Direção geral, figurino e cenário)
  • Andressa Polli (Roteirista, revisão e direção técnica)
  • Celso Silva (Ator)
  • Braian (Ator)
  • Daniele Cristiane (Atriz)
  • David Edson (Guitarrista, Backing vocal, arranjo vocal e solo)
  • Diego Prado ( Ator)
  • Eduardo Moura (Baterista, apenas no clipe)
  • Everson Lopes (Baixista, apenas no clipe)
  • Giovana Oliveira (Tecladista, apenas no clipe)
  • João Pedro (Ator)
  • Kaike (Ator);
  • Leonardo Lopes (Ator)
  • Luiz Carlos Locatelli (Cinegrafista, editor e diretor de cenas)
  • Maria Beatriz (Violinista, apenas no clipe)
  • Maria Bulla – in memorian (Responsável pela capela)
  • Matheus Henrique (Baixista, apenas no estúdio)
  • Matheus Velasque (Violeiro)
  • Moises Viana (Som para gravação do clipe)
  • Murilo Vieira (Ator)
  • Psicóloga responsável em analisar o clipe pediu para não à mencionarmos 
  • Sabrina Lopes (Atriz)
  • Tiago Junior (Roteirista, revisão e direção técnica)

Obrigado a todos os envolvidos neste projeto, que Deus abençoe a cada um e proteja a vida de todos vocês, que o Espírito Santo encha a todos com os dons Dele.

E a você que leu este texto até aqui, muito obrigado pelo seu apoio, siga-nos em todas as redes sociais, é só pesquisar: Alan Lopes Official no YouTube, Instagram, Twitter, Streamings de música. Alan Lopes (@alanlopesoficial) no Facebook. Entre também no nosso site: www.alanlopesofc.com

Caso queira entrar em contato com nossa equipe: 

Email: [email protected]

Deus te abençoe imensamente. Um forte abraço, Evangelizar é a Nossa Missão!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *